«As armas e os Barões assinalados
Que da Ocidental praia Lusitana
Por mares nunca de antes navegados
Passaram ainda além da Taprobana (…)
E entre gente remota edificaram
Novo Reino, que tanto sublimaram (…)»
Os Lusíadas (1572)
Sendo o Português a nossa língua materna, importa relembrar como os nossos antepassados levaram a nossa língua além fronteiras criando um impressionante ‘Novo Reino’ deste idioma:
(1) É a língua oficial de nove países.
(2) Apenas 5% dos falantes de português vive em Portugal.
(3) É a sexta língua mais falada no mundo.
(4) Devido à permanência dos mouros na península ibérica (VII-XIII) muitas palavras têm influência árabe. Algumas são ainda utilizadas neste idioma como é o caso de almofada (do árabe al-mokhadda), azeitona (em árabe lê-se zaytūnah) e garrafa (do árabe karafâ).
(5) O inglês ‘roubou’ muitas palavras do português: é o caso de ‘embarass’ do português embaraçar, ‘cobra’ e ‘fetish’ que provem de feitiço
(6) O português descende do galego. O galego era, no século XIV, uma mistura de dialetos e latim sendo o português um descendente direto. É por isso que ainda hoje nos compreendemos tão bem.
(7) Não existe tradução direta para nenhuma outra língua da palavra Saudade, uma criação lusitana para exprimir a falta que nos fazem os nosso entes queridos, determinadas memórias ou vivências.
(8) O português obedece desde 2008 a um acordo ortográfico que permite harmonizar o português falado em Portugal e nos demais países em que é língua oficial, com especial destaque para o português do Brasil.
(9) Segundo a UNESCO, o português é, a par com o inglês, a língua em maior crescimento no mundo devido ao rápido aumento da população no Brasil.
(10) Nas palavras de Caetano Veloso «Quando a gente gosta, é claro que a gente cuida». Cuidemos da nossa língua, estimulando a leitura dos mais novos, enaltecendo as nossas obras literárias, as nossas músicas e toda a riqueza produzida ao 'som' do português.